O 23

Quando 2 + 3 Não É 5,
Alguns Vêem Um Enigma

Números e a Internet. Criados para avaliar e rastrear o mundo, são agora infinitos e vão seguir existindo muito depois de desaparecermos. Como a matéria pode se reduzir à sua representação numérica, toda expressão humana um dia vai residir apenas no reino digital.
Por exemplo, o número 23, que o destino me deu com meu primeiro sopro de ar. Como outros, existem centenas de Websites sobre ele, de matemática ou numerologia, cultos e estranhas coincidências, com tudo o mais no meio, incluindo é claro, o aniversário de celebridades.
Do ponto de vista da idade, muito poucas são como os 23 anos, and quase todo mundo os considera entre os melhores de suas vidas. Pode ser. Temos a tendência de apreciar este tipo de coisa quando ou se está aproximando, ou se distanciando rapidamente daquela idade. Mas é um tempo quando as escolhas ainda estão em aberto e a busca de realização ainda é uma prioridade.
Existe uma vastidão arcana online, relacionada com o 23 como número primo, mas mesmo que suas complexidades estejam por trás do movimento dos astros e mantenham a Estação Espacial flutuando, poucos têm intimidade com ele. O que se sabe é que todos temos 23 pares de cromossomos, mas isto não mais determina o gênero sexual de cada pessoa.Uma curiosa teoria estatística, o Paradoxo do Aniversário, reza que dentro de um grupo de 23 pessoas, há grande possibilidade de que duas delas nasceram no mesmo dia. Esta é a quantidade mínima de pessoas para a qual existe uma probabilidade estatística maior do que 50 por cento. Mas por favor, não começa a perguntar a estranhos sua data de nascimento.

O CAOS & MISTÉRIO DE QUASE NADA
Sim, existem pelo menos dois grupos esquisitos que atribuem ao 23 um significado especial. Discordianismo o associa com o caos, usando uma patavina qualquer sobre pirâmides invertidas (isto mesmo), e a deusa Eris. Falando nisto, a Grande Pirâmide de Gizé foi construída com 2.300 pedras, para quem perguntar.
Já os 23ianos (fazer o quê?) consideram o número como um enigma que permea todas as esferas de existência, e consideram o escritor Robert Anton Wilson como uma espécie de mentor espiritual. Wilson, por sua vez, talvez tenha sido contagiado com a ‘febre dos 23,’ através de William Burroughs, que uma vez lhe comentou sobre sua obsessão particular com o número.
Some a estas, digamos, pessoas peculiares, o ganhador do Nobel John Forbes Nash. A despeito de seu trabalho em Economia, ele era quase mais famoso por ter tido uma relação estranha, e trágica, com o número (e também o Papa João XXIII, mas se você tiver que perguntar, não pergunte). E é claro, o filme Uma Mente Brilhante, sua biografia vivida por Russell Crowe. Há também um outro filme, alemão, (mais)
__________
Leia Também:
* On This Day
* You Say It’s Your Birthday


sobre uma personagem com a mesma fixação e, você já sabe o que vem por aí, o descartável sucesso das telas com o Jim Carey. Tanta fascinação com dois algarismos e tão pouco esforço de contar uma estória interessante. Para nós, como mencionado, não resta outra alternativa senão prosseguir com o 23 até o final (pelo menos deste artigo).

ARTISTAS, JOGADORES & UMA ESPIÃ LOIRA
Falando de aniversários, este dia de fevereiro representa uma coleção bastante rara de protagonistas. ,Speaking of birthdays, this day in February bears a collection of odd bedfellows across the ages. Influenciadores, notáveis, e ainda alguns cuja existência desafia, ou significa a desmoralização total, de que pessoas nascidas no mesmo dia têm qualquer coisa em comum.
Bem, pelo menos nenhum site lista assassinos em série ou ditadores sanguinários; ou quem sabe, informação sobre eles é ‘classificada.’ Por outro lado, a nata desta comunidade inclui G.F. Handel, 1685, W.E.B Du Bois, 1868, Victor Fleming, 1889, Peter Fonda, 1940 e Johnny Winter, 1944. Ah, e numa categoria própria, Anna Chapman, 1982, entre outros.
Atores, comediantes, jogadores, a lista é, um momento, Anna o quê? Que bom que perguntou: parte de uma rede de espiões russos descobertos em 2010 vivendo pacatamente num subúrbio dos EUA, de volta à Russia, ela ficou famosa como anfitriã de um show de variedades. O episódio pode ter servido de base para The Americans, seriado fascinante da TV americana.
Vamos ignorar, por ora, o fato de que também é fã ardente de Trump, para checar, e imediatamente esquecer, os vários links e falta quase absoluta de propósito desta estória; afinal, ela existe apenas para celebrar uma data prosaica que tem latitude com certa classe de gente com a qual temos razão de simpatizar.

(*) Originalmente publicado em 23 de fevereiro de 2017.

2 thoughts on “O 23

  1. unclerave says:

    Where is the translate button, bro? LOL! Glad to see you posting again. — YUR

    Liked by 1 person

Leave a comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.